sábado, 9 de março de 2013

A Existência de Deus

Deus não é um nome, mas um conceito.

A Prova da Existência de Deus

Não será um empreendimento excêntrico pretender extrair dos atos de Napoleão a prova da sua existência? Porque, se é verdade que a sua existência explica os seus atos, os seus atos não podem provar a sua existência, a menos que esta tenha já sido implicitamente posta na palavra sua. Além disso, na medida em que Napoleão não é senão um indivíduo, não existe entre os seus atos e ele relação absoluta tal que nenhum outro indivíduo seria capaz das mesmas ações: é talvez essa a razão que me impede de concluir dos atos para a existência. Com efeito, se digo que os atos são de Napoleão, então a prova é supérflua, pois que já me referi a ela; mas se ignoro o nome do seu autor, como provar pelos próprios atos que eles são efetivamente de Napoleão? Não posso ultrapassar a afirmação, inteiramente abstrata, de que procedem de um grande general, etc.

Pelo contrário, entre Deus e os seus atos existe uma relação absoluta, porque Deus não é um nome, mas um conceito, e é talvez por isso que a sua essentia involvit existentiam. Assim, os atos de Deus só Deus pode praticá-los; muito bem; mas quais são então os atos de Deus? De atos imediatos, a partir dos quais possa provar a sua existência, não vejo o menor vestígio, a menos que admita que a ação da sua sabedoria da natureza, da sua bondade ou da sua sabedoria na Providência entre pelos olhos dentro. Mas, com isto, não abro eu a porta, pelo contrário, a tentações terríveis, tentações tais que não é possível superá-las a todas? Não, de tal ordem de considerações não consigo tirar verdadeiramente a prova da existência de Deus, e, mesmo que o tentasse, jamais conseguiria levá-lo a termo, enquanto me veria forçado a viver sempre em suspenso, com o receio de que me sucedesse de repente alguma coisa tão terrível como a perda das minhas pequenas provas.

Soren Kierkegaard, in "Mitos Filosóficos"  http://www.citador.pt/textos/a/soren-kierkegaard

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